Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ADIOS MR. LES PAUL! Mais um gênio se foi!



Dae Galera!!!!

O final da tarde desta quinta feira, rolou uma noticia, não tão boa assim para os amantes de guitarra! Infelizmente o mestre gênio Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, criador do modelo de guitarras mais conhecido e mais desejado no mundo, a modelo que contém sua assinatura "Les Paul Model" veio a falecer de complicações internas! Resumindo, ele morreu de véinho, cothado!!! Uma das assinaturas mais conhecidas no mundo do rock, não será mais feita diretamente pela mão do criador!!! Pra quem não sabe, o tal "Les Paul" assinado alí na foto acima é a real assinatura do falecido, que entrou pra história do mundo musical, com a idéia de que as antigas guitarras Semi Acusticas não tinham um timbre tão perfeito como a guitarra sólida! E foi com esta idéia que Lester William Polfus, o tal do Les Paul, entregou um projeto a Gibson Guitars. A gibson não deu tanta importancia ao projeto do moço, porém alguns anos após, marcas como Fender e Rickenbacker apresentaram ao mundo guitarras feitas com madeira sólida, sem o espaço acustico! Foi então que a Gibson abraçou o projeto Les Paul, uma das guitarras mais vendidas no mundo e assim, Les Paul entrou pra história da música!!
Pra ter idéia de quem já tocou com guitarra les paul, está na lista desde Peter Frampton, Slash, Jimmy Page, Dickey Betts, Duanne Allman, Paul Mcartney, John Fogerty, Eric Clapton, Keith Richards, Mick Taylor, Doug Ferreira, entre muitos outros gigantes do Rock n Roll (O ultimo alí, nem tão gigante assim!!!..hehehe).
Mr. Les Paul foi dessa pra melhor, aos 94 anos de idade, porém sempre musicista!! Tocava numa banda de Jazz e ganhou Grammys com a banda e seus trabalhos!
Tive a Honra de tocar numa guitarra GIBSON LES PAUL com a Assinatura encravada do mestre Les Paul, essa guitarra pertencente a um gigante camarada e grande guitarrista, Blênio Pires que atualmente mora no lindo estado de Minas Gerais!. Naquela época, Blênio já dizia que a guitarra dele não tinha preço! Ele, que morou alguns anos nos EUA, comprou a raridade ainda sem o autógrafo e num show do mestre Les Paul, conseguiu tal façanha!!! Aposto que hoje, quem tem uma guitarra Les Paul Model, com uma assinatura do véinho, não vende nem troca muito menos quebra no palco!!!..hehehe
Fico devendo uma foto da guitarra do meu amigo Blênio, porém deixo aqui a foto que batí em 1975 em New Orleans, quando Les Paul escreveu num guardanapo o recado de que a Black Huxley seria uma banda no futuro!!!..hehehehhehe (fake???..uhmmm...não sei!)

Nenhum comentário: