Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Entrevistas da Hora: FLÁVIO GUIMARÃES


Dae Galera!!!!
A Entrevista da Hora de Hoje, é com uma pessoa muito especial!!! Um músico excelente (um dos melhores do mundo) experiente, inteligente e de uma humildade a mil por hora!!!
O papo de hoje é com FLÁVIO GUIMARÃES, meu amigo e hamonicista do BLUES ETÍLICOS assim como um dos fundadores da banda!
Para qualquer metido a gaitista no Brasil, Flávio Guimarães é influência obrigatória!
Já tocou com GIGANTES MESTRES DO BLUES MUNDIAL e em vários lugares do mundo!!!
Cara...sinceramente, sem mais palavras, apenas acompanhem um dos caras que eu sou realmente fã do cenário musical nacional!!
.
ENTREVISTAS DA HORA COM FLÁVIO GUIMARÃES
.
AHRNR – Flávio Guimarães é um harmonicista internacionalmente conhecido e reconhecido! Com quantos anos começou a tocar e a gosto de alguma influência (Pai, Tio, Vizinho, TV)?
F.G. - Comecei a tocar com 18 anos de idade , depois de assistir um show do Rildo Hora.
.
AHRNR – Flávio Guimarães faz parte da banda Blues Etílicos desde os primórdios, como surgiu e em que ano efetivamente a banda começou a tocar?
F.G. - Convidei o baixista Cláudio Bedran para montar uma banda de blues. Nos unimos com Otávio Rocha e foi criado o Blues Etílicos, que no final do ano que vem completa 25 anos de carreira.
Nosso primeiro show juntos aconteceu em dezembro de 1985.
.
AHRNR - Geralmente o Rock n Roll nacional não é tão reconhecido quanto o Rock n Roll gringo, pela dicção da lingua portuguesa!
Algumas músicas do Blues Etílicos assim como o trabalho solo de Flávio Guimarães são em português, algumas são instrumentais e outras são em inglês! Esta mescla alternativa seria uma estratégia para agradar gregos e troianos?
F.G. - Acho que isso foi para agradar a nós mesmos em primeiro lugar, mas acabou agradando muita gente também. O mercado é todo muito compartimentado hoje em dia. Fazemos música pela música e não pra se tornar um produto direcionado às vendas.
.
AHRNR - Quais as principais influências da banda? (Nacional ou internacional)
F.G. - Muddy Waters, Allman Brothers e Jorge Bem.
.
AHRNR - E Quais as Suas principais influências? (Particular,)
F.G. - Little Walter e Walter Horton
.
AHRNR - Qual é o nome do Disco, Artista e ano do disco que está ouvindo atualmente no repeat?
F.G. - Little Walter , edição especial com tudo que ele gravou na Chess como líder, 5 CDs , cerca de 125 músicas.
.
AHRNR – Além de gravar com vários artistas renomados, tocou com mestres da música mundial, como Bud Guy, Taj Mahal, B.B. King, Robert Cray, entre muitos e muitos outros. Tanto os artistas nacionais quanto os artistas internacionais mantém algum contato direto com você ou foram shows profissionais e no final, cada um para o seu lado?
F.G. - mantenho contato com Charlie Musselwhite e algum com outros amigos gaitistas de fora. O pessoal com quem gravei e toquei no rock brasileiro , a gente se esbarra por aí , já que cada um tem sua vida , em geral atribulada.
.
AHRNR - Qual foi o show histórico para você até hoje e que não sai da cabeça de jeito nenhum?
F.G. - Abertura pra Buddy Guy em 89 , em Ribeirão Preto, quando ele me chamou pra tocar com ele.
.

Flávio Guimarães e Buddy Guy

AHRNR – Sua inspiração musical tem alguma fonte? Amor, Emoção, Filosofia, Incógnitas, Atualidades, Musica? Existe algum tema que você se sente melhor em compor e tocar?
F.G. - Varia de tempos em tempos. O mundo instrumental me atrai muito, sem palavras. Mas músicas com voz são importantes nesse estilo que tocamos.
.
AHRNR – A influência do Blues no Brasil não é tão poderosa, porém existe! Em nosso país, existe alguma banda ao qual você tem apreço e um gosto particular? Qual?
F.G. - Creio que falta embasamento histórico. Se não tivesse havido blues , o jazz soaria totalmente diferente. Por conseguinte, Tom Jobim soaria diferente. Os caras que criaram a Bossa Nova ouviam muito jazz. As músicas do Jobim são cheias de “blue notes”. Ary Barroso aprendeu a tocar piano com a tia, que tocava nos cinemas. Filmes mudos que vinham com as partituras dos Estados Unidos.
Não deveria haver tanta xenofobia aqui no Brasil. A música é universal e tudo sempre se mistura.
.
AHRNR - Quem é o seu atual ídolo?????
F.G. - Little Walter. No blues lidamos com a tradição mais do que com a novidade.
.

Flávio Guimarães e B.B. King

AHRNR - Se existe Blues e Rock n Roll Hoje em dia, é porque alguém existiu! Quem seria esse alguem na sua opinião??
F.G. - Nos E.U.A. segregado dos anos 50 , havia música de branco e música de negro. Só que uma geração mais nova de brancos começou a preferir as rádios negras e o pessoal do blues. Então surge o Elvis Presley e alguns outros caras brancos fazendo blues e aí a indústria se toca que a Klu Klux Klan e a mentalidade vigente não ia aceitar aquilo numa boa. Inventam um novo rótulo e surge o rock ‘n’roll.
Os caras importantes pra criação do rock foram Chuck Berry, Bo Didley, Little Walter, Muddy Waters, Ike Turner.
É claro que o rock seguiu seu próprio caminho, mas se não houvesse o blues , as atuais bandas de rock estariam tocando polka.
.
AHRNR - Qual é a sua música preferida do Blues Etílicos e porque?
F.G. - O Sol Também Me Levanta. Letra juvenil e despretensiosa , é a que todos curtem cantar conosco no final dos shows.
.
AHRNR – O nome da banda “Blues Etílicos” foi apresentado por quem e de onde veio a inspiração para que o nome da banda fosse este?
F.G. - Veio no bar depois de uma grande rodada de cervejas.
.
AHRNR – Comente a situação mais hilária que já passou, rodando o Brasil e tocando Harmônicas.
F.G. - Alguns shows no início de nossa carreira eram bastante engraçados , graças ao estado etílico da banda. Aparentemente, a platéia estava ainda mais bêbada, pois eles curtiam muito.
Hoje em dia, isso não cabe mais. Mas nos divertimos bastante naquela época.
.

Case de Gaitas de Flávio Guimarães com fotos de sua família

AHRNR - O que acha da atual cena Rock e Blues Nacional?
F.G. - Bons músicos surgindo a cada dia. Alguns bons festivais e locais pra tocar. Por outro lado, algum amadorismo tanto de parte de quem toca como dos bares e casas que apresentam músicos iniciantes para poder economizar nos cachês. O público segue crescendo.
.
AHRNR – Flávio Guimarães utiliza das mais variadas técnicas na Harmônica Diatônica e Cromática. Estudou no Brasil? Qual sua formação musical?
F.G. - Autoditata.
.
AHRNR - Se Flávio Guimarães não fosse músico, o que seria? Fazia outra coisa profissionalmente antes do reconhecimento musical?
F.G. - Fazia bicos como fotógrafo. Fora da música, seria chef de cozinha
.
AHRNR - Considerações Finais (fique a vontade para xingar, criticar, agradecer ou qualquer outra coisa)
.
F.G. - Agradeço ao carinho do pessoal aí do Sul em especial ao seu trabalho em Santa Catarina sempre em pról da boa música! Valeu Doug
Se possível apareça no fim de semana em Caxias do Sul , no melhor festival de Blues do Brasil. Vale cada quilômetro da viagem !

Flávio Guimarães, Doug (o moço que vos digita) e Joe Marhofer (The Headcutters)
.
E então galera!!!
Algo mais a falar desse que é um dos gigantes músicos nacionais? Só esperamos mais shows do Blues Etílicos aqui em no Sul com aquele no Magick Rock deste ano!!! Realmente DEMAIS!!!
Mas enquanto eles não vem pro sul, o Youtube está aí pra matar a vontade de assistí-los!
O primeiro vídeo é da banda Blues Etílicos e o segundo é Flávio Guimarães Solo!
.
.
Blues Etílicos no Programa do Jô!

.
Flávio Guimarães - The Blues Follows Me

Nenhum comentário: