Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CAPAS DE DISCOS - Uma Arte Esquecida???

E então amiguinhos!!!
Este foi um tema que abordamos sábado passado, quando o pessoal da banda Baratas Albinas esteve nos estúdios da Rádio Leste FM, apresentando o seu disco entitulado "Mamãe quero ser um rockstar!", lançado este ano na região de Joinville!!!
O que acontece com aquela arte que, muitas vezes o próprio disco ficaria em segundo plano?
Também rolava o lance do disco ser vendido pela capa e só depois ser realmente apreciado pelo dono!
Também tem o lance da arte......do cara viajar e não ter limites ao idealizar um trabalho que futuramente cairia nas mãos de milhares de pessoas!!
Isso vem acontecendo desde a década de sessenta com praticamente todas as bandas de Rock n Roll porém foi esquecido na década de oitenta com a pseudo-modernização das coisas.....
Uma outra coisa que também abafaria a arte das capas é o esquema do visual!!! De uns tempos pra cá, tem muita banda que não quer fazer música boa.....no máximo querem fazer músicas normaizinhas, mas em compensação o apelo visual é exagerado!!!
Muita gente "bonitinha" que ao final das contas, esquece a verdadeira arte de fazer rock n roll!!! Arte esta que também está inclusa a genialidade das criações das capas de discos!!!
Quem me surpreendeu nesta semana e me fez abrir um post exclusivo sobre este tema, é a banda Baratas Albinas e o seu disco "Mamãe quero ser um rockstar!"..
Além do disco ser de extrema excelência da primeira até a última música (10 músicas no disco) a capa chama muito a atenção!!!
Um trabalho feito hoje em dia, com uma inspiração contemporânea, porém com o apelo vintage....daqueles que te remetem aos bons tempos em que realmente apreciávamos os discos!!!...Infelizmente este trabalho veio em CD, o que não impede possíveis patrocinadores, investidores, produtores, etc.... a bancar este excelente material em formado de Vinil!!! Eis uma idéia ein??..
Esta capa não está digitalizada e tão pouco disponibilizada pela internet....ela saiu apenas na versão física que pode ser adquirida baratíssimamente nas lojas Caio Instrumentos Musicais que fica no Vila Nova e também na Rock Total Discos que fica no centro de Joinville.
Mas como sempre damos um "jeitinho" nas coisas, a galera dos Baratas Albinas liberou a gente bater uma foto e mostrar em primeiríssima mão a arte do bagulho!!!

Como dito anteriormente, a arte ficou excelente assim como o disco....já este disco a galera disponibilizou pra download que você pode fazer agora mesmo clicando aqui: DOWNLOAD BARATAS ALBINAS
Já o vídeo clipe da música Bike, ficou divertida bagarai, assim como a própria música é! Confira:


Obs: Imagens acima de Led Zeppelin, Rolling Stones, Green Day e Baratas Albinas

2 comentários:

Eduardo R. Schmitz disse...

O título da postagem é uma pergunta, então acredito que espere uma resposta.

Não vejo que a arte das capas de discos esteja esquecida. O fato é que pouca gente dá bola pra isso, mas ainda são produzidos excelentes trabalhos. O próprio MVB premiou este ano a melhor capa de álbum.

Parte desse fenômeno é devido a "ninguém mais" comprar CDs. Quando eu baixo os álbuns pelo torrent até vem junto o arquivo .jpg da capa e verso, mas nem sempre olho.

Outro fato é que as bandas de garagem que surgem (me incluo aí) talvez nem se importem com isso. A primeira coisa que vem a mente a fazer uma música e colocá-la na internet para que alguém a encontre e comece a fazer sucesso.

Aparência ainda conta muito. Eu brinco com uns amigos, que uma banda não precisa ser boa ou grandiosa, mas pelo menos precisa parecer isso.

Valeu!

Anônimo disse...

Essa matéria ficou massa, como a capa dos B.A., parabéns galera! Só quero lembrar de outras grandes capas, ex: Americana (Offspring),Insomaniac (Green Day q se torna um mini poster muito loko),nevermind (Nirvana, Adios amigos (Ramones)Diamond dogs(David Bowie),Stay, Alive e Dead mans party(Oingo Boingo, esses tenho em vinil), todos do Iron e muitos outros q não caberia aki!