Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PRATO DA SEMANA - Free ao vivo no Festival da Ilha de Wight

Dae Galera!
Mais um petardozinho digitalizado, compactado e diretamente enviado ao seu HD, mais diretamente, diretamente as suas caixinhas de som! (alguns fazem o download no trabalho..heheheh..se cuidem rapaziada!!..hehe....)
Como semana passada o Festival de Woodstock foi comentado, comentado e até pelo Casseta e Planeta foi comentado, vamos sair da rotina, porém não desviar a visão!
Se não houvesse Woodstock, não haveria vários e vários outros festivais de Rock pelo mundo, assim como o Tschumistock em Rio do Sul, o Rockpalast na Alemanhã, o Magick Rock em Joinville, o Isle Wight Festival na Inglaterra; e o Free, banda de Paul Kossoff, Paul Rodgers, Simon Kirke e o Jovem Andy Fraser tocaram e fizeram história nesse último, o Isle Wight Festival que acontece anualmente num lugar mágico desde 1968!
O evento de 1970 foi o mais famoso e também de onde saiu o disco que estarei postando daqui a algumas linhas.
Digo o mais famoso, desde 1968 até hoje, o festival acontece no mesmo lugar, porém sem muitas "grandes" atrações em comparação ao evento de 1970!
Só para terem idéia, este festival contou com Procol Harum, The Doors (dias antes da morte do Jim Morrison), The Who, Jimi Hendrix (dias antes de sua morte), Joan Baez, Kris Kristofferson (ex namorado de Janis Joplin), Supertramp, Taste (banda de Rory Gallagher), Family, Cactus, Ten Years After, Emerson Lake and Palmer, Miles Davis, Jethro Tull entre muitos e muitos outros! Acreditem se puderem ou se quizerem, mas quem se apresentou na mais improvisada versão foram os brasileiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e vários outros músicos brasileiros que lá foram apenas para curtir o evento e acabaram sendo convidados pelos organizadores para uma Jam Session!!!
Bom..resumindo (dizem que foi melhor que Woodstock!!!)

Agora voltando ao Prato da Semana, um feeling incrível ao vivo, uma pegada nervosa de guitarra, uma marcação perfeita na bateria (sem frescuras), um dos baixos mais timbrados do mundo e o melhor de tudo: Paul Rodgers (Atual Vocalista do Queen) nos vocais, arregaçando suas cordas vocais (Quem pensa que hoje em dia ele não tem mais vóz está enganadíssimo)...Paul Rodgers teve sua melhor fase e ela está dentro do Free, Banda que nasceu em 1967 e infelizmente terminou em 1974! Paul Kossoff sofria de depressão e era viciadíssimo em pipoteca doce..heheh....Brincadeira...era viciado sim em Heroína! No mesmo ano (1974), Paul Rodgers monta a sua outra powerband chamada "Bad Company". A depressão de Kossoff vai na última fase (se é que depressão tem fase) e infelizmente é encontrado morto no banheiro de um avião, por overdose de pipoteca doce...hehehe...Brincadeira...foi Heroína!! Sorte que antes desse padecimento, Paul Rodgers com seu coraçãozinho molenga, viu que seu ex companheiro de banda estava sofrendo e resolveu juntar a banda para gravar sua última obra: "Heartbreaker".
A ilha de Wight foi a escada para o Free ser mundialmente reconhecido e até hoje lembrado, principalmente para quem fumava Hollywood e via o crássico "All Right Now" rolar em comerciais do cigarrete (claro que quando era permitido)
Bão...
O prato desta semana é Free At Isle of Wight e a dica Black Huxley é "MR. Big, The Hunter e Ride on A Pony"

Aproveite e VEJA Free em ação, Mr. Big (este no repertório Black Huxley e um dos solos de Baixo mais gloriosos do mundo do Rock n Roll)


Nenhum comentário: