Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ENTREVISTAS DA HORA - Fábio "Corvo" - O Bando do Velho Jack!

Dae Galera!!!
Como em todas as quintas, hoje é dia de Entrevista da Hora, e o mestre de hoje é o guitarrista de uma das minhas bandas nacionais favoritas "O BANDO DO VELHO JACK".
Banda com influências Southern Rock, provida do Mato Grosso do Sul, Campo Grande pra ser mais exato, contém uma pegada Rock n Roll daquelas que não tem como não chacoalhar a Cabileira!!! Aqui no Brógue, já abrí um post só da banda, e desta vez a entrevista é diretamente com um dos integrantes da banda e um dos guitarristas mais powers do Brasil. O nome dele???
.
.
FABIO "CORVO" TERRA:
.
AHRNR - Quem é Fabio do Bando, se acaso o Bando não existisse? Fazia outra coisa profissionalmente, antes da música?
Fábio Corvo - Sou apenas uma cara que toca Rock e ama música, se o bando não existisse provavelmente estaria tocando em outra banda ou fazendo um som, o importante e dar vazão para a necessidade de gerar a música.
Eu sou formado em Arquitetura e tenho uma escola de música, IEM Instituto de Educação Musical aqui em Campo Grande.
.
AHRNR – Sei que esta é uma das perguntas mais repetidas do mundo, mas vamos nela também!!! O Bando do Velho Jack..de onde surgiu o nome da banda? Quem efetivamente teve a idéia?
Fábio Corvo - Eu entrei na banda depois de quase um ano, então já ahavi esse nome, a estória verdadeira é que foi uma evolução de um primeiro nome, Jack Daniels, muito original por sinal (risos), quando começaram a fazer mais shows acharam que deveriam trocar o nome mas como fazer isso se o nome já havia pegado de certa maneira? Foi então que o antigo guitarrista da banda depois de muitas ideias clacadas em bandas com James Gang por exemplo, sugeriu o nome The Old Jack Band acho eu, mas era em inglês então resolveram aportuguesar o nome se chamando O Bando Do Velho Jack, na verdade o Velho Jack é o Velho Jack Daniels, o que no final não mudou tanto o nome, confesso que na época eu achava esse nome meio boboca, mas hoje eu simplesmente adoro!!! Adoro.
.
AHRNR - Geralmente o Rock n Roll nacional não é tão reconhecido quanto o Rock n Roll gringo, pela dicção da lingua portuguesa! Houve alguma dificuldade em compor suas músicas em algum momento ou todas vieram na caxola e foi pro papel, digo, pro disco?
Fábio Corvo - Eu falo português e escrevo em português, o problema não é encaixar a letra, é compor uma boa letra, inteligente, veja só exemplos “gringos”, você realmente acha que Fear Of The Dark é uma boa letra, ou mesmo Imigrant Song? Se a traduzirmos acharemos até inocente, mas caras como Bob Dylan, Lennon, Allman Brothers e Lynyrd têm letras muito legais. O Bando hoje é reconhecido como uma banda que tem um som “gringo”, mas cantado em português com letras bacanas e inteligentes tentando sair do clichê whisky, bar e trem, até porque essa tríade no Brasil teria que ser cerveja, boteco e motel e isso o sertanejo já se encarrega de esculhambar muito bem.
.
AHRNR - Quais as principais influências da banda? (Nacional ou internacional)
Fábio Corvo - Nacionais, as dos anos 70, Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia, Peso, Rita Lee, Tutti Frutti, Mutantes, Som Imaginário e Barão Vermelho da década de 80, das internacionais posso citar sem apanhar (risos) Beatles, Stones, Free, Humple Pie, Clapton, Cream, Hendrix, Bad Company, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Elvis, Little Richards, Creedence, Jerry Lee Lewis, todo mundo da Motown e Stax
.
AHRNR - E Quais as Suas principais influências? (Particular,)
Fábio Corvo - Bob Dylan, John Lennon, Clapton, David Gilmour, Stevie Ray Vaughan, Warren Haynes, Dickey Betts, Mark Knoplfer, Dereck Trucks, Doyle Brambhall II e Hendrix, das bandas algumas, Free, Allman Brothers, Beatles.
.
AHRNR - Qual é o nome do Disco, Artista e ano do disco que está ouvindo atualmente no repeat?
Fábio Corvo - Rising Sand gravado pelo Robert Plant e Alisson Krauss, tmbém estou ouvindo o Hittin’ The Note do Allman, e lógico Beatles e Dylan sempre.
.
AHRNR – O Bando do Velho Jack perdeu um integrante muito importante faz alguns anos. Vocês chegaram a pensar em parar ou Alex Batata, mesmo em outro plano continuou dando forças pra banda????
Fábio Corvo - Não, não pensamos em parar, pelo menos eu não pensei, a vida continua e evito falar sobre esse assunto, onde quer que ele esteja deve estar feliz pela gente porque ele ainda é um de nós.
.
AHRNR - Qual foi o show histórico para a banda até hoje e que não sai da cabeça de jeito nenhum?
Fábio Corvo - Alguns foram bem legais, os dois Skol Rock de 98 a eliminatória aqui em Campo Grande com 20 mil pessoas torcendo pela gente, em uma época parecida com a de hoje com muito sertanejo e outros estilos dominando a mídia, o show da final em Curitiba abrindo para Iron Maiden, Heloween, o Show do Virada Cultural em sampa em 2007. Foram marcantes pela dificuldade e pela superação, gostei tambpem muito de ter aberto os shows da Cássia Eller, do Frejat e do 14 Bis.
AHRNR - E qual é o show que seria um sonho para a banda que ainda não se realizou?(Tocar com alguem famoso, ou em algum festival famoso, etc...)
Fábio Corvo - Já tocamos para platéias de 150 pessoas até 40 mil pessoas, tocamos em festivais como o Skol Rock o Virada Cultural, já abrimos vários artistas nacionais, mas pessoalmente gostaria de abrir para duas bandas, Rita Lee e Barão Vermelho, o Barão passamos perto (risos) agora já que sonhar é bom, vamos lá, abrir para o Allman Brothers seria o máximo.
.
AHRNR - Qual é o melhor disco do Bando, na opinião do Fabio??
Fábio Corvo - O último, Bicho do Mato, sem dúvida, é o mais maduro nas composições e nos arranjos e o que tem mais o som do Bando por assim dizer.
.
AHRNR - Quem é o seu atual ídolo?????
Fábio Corvo - Bob Dylan é o meu herói.
.
AHRNR - Se existe Rock n Roll Hoje em dia, é porque alguém existiu! Quem seria esse alguem na sua opinião??
Fábio Corvo - O azar da música eletrônica foi o Elvis ter nascido. Então foi o Elvis , ele pegou a música dos negros e colocou dentro da casa dos branquelos caretas e bunda moles e influênciou caras como Dylan e Beatles que mudaram o mundo, fato.
.
AHRNR - Qual é a sua música preferida do Bando?
Fábio Corvo - Gosto muito de Palavras Erradas, 5:45, Nuvens, Eu Não Preciso Ir Ao Médico, Dois Caminhos e Lixo Humano (risos). Mas eu sei a preferida da minha mulher que é Eu Só Sei Que O Seu Amor Nunca Foi Muito Bom Pra Mim.
.
AHRNR – O trem do pantanal é um clássico de Almir Sater, sendo que o Bando do Velho Jack fez uma roupagem extraordinária para a música. Vocês tem uma amizade forte com o músico, tendo em vista que ele também é da mesma região que o Bando?
Fábio Corvo - Em primeiro lugar corrigindo, a música é de autoria de Paulo Simões e Geraldo Roca, dois ídolos da banda, Paulo Simões é parceiro do Almir Sater que gravou essa música no disco Doma. Quando gravamos o Procurado que tem Trem Do Pantanal, o produtor do disco foi o Micca que é produtor do Almir Sater, sendo assim gravamos a música já que era do Paulo Simões e do Geraldo Roca, no CD Como Ser Feliz Ganhando Pouco aí sim gravamos Cavaleiro da Lua de autoria do Almir junto com João Bá. Eu sou muito amigo do irmão dele Rodrigo Sater que é um dos maiores musicos Folk do Brasil, e que está agora na novela Paraíso da globo, contribuindo para a melhora da trilha sonora da novela (risos) então aí está a proximidade da gente com o Almir. Como disse o Renato Teixeira “ O Almir Sater inventou o Folk brasileiro”, quem somos nós prá desmentir
.
AHRNR – Fábio Guitarrista, aprendeu o gosto do instrumento com que idade e sob influência de quem? Algum parentesco, algum artista em especial, independente, etc...
Fábio Corvo - Meu pai, aprendi a gostar com o meu pai, se não fosse ele não tocaria guitarra, ele ouvia Beatles e tocava violão, aprendi as primeiras coisas vendo ele, ele me deu meu 1º violão, minha 1ª guitarra e sempre me apoiou.Depois vieram os de sempre Clapton, Hendrix e companhia.
.
AHRNR - Comente a situação mais hilária que já rolou com o Bando do Velho Jack!
Fábio Corvo - Não posso contar se não comprometeria a integridade da banda (risos), mas posso afirmar que eu fui o resposável por 80% da cagadas já ocorridas na banda. (risos)
.
AHRNR - O que acha da atual cena Rock Nacional
Fábio Corvo - Poderia ser pior
.
AHRNR – Para você, o que é O Bando do Velho Jack, além de uma puta banda de rock n roll?
Fábio Corvo - É a minha banda, a banda onde toco e expresso a minha atitude junto com meus amigos e a galera, além de ser A MINHA PUTA BANDA DE ROCK (risos)
.
AHRNR – E a agenda da banda até o final do ano, como está? (se quiser deixar a agenda, fique a vontade)
Fábio Corvo - A agenda sempre muda, temos shows em setembro e outubro agendados, mas não sei as datas isso fica com a produção, pra saber bastas acessar o site
www.obandodovelhojack.com.br
A nossa comunidade no orkut,
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=165869; temos o Twiteer também; http://twitter.com/bandovelhojack , por aí você encontra tudo
.
AHRNR - Considerações Finais (fique a vontade para xingar, criticar, agradecer ou qualquer outra coisa)
Fábio Corvo - Ouça o O Bando do Velho Jack, participe do nosso site, que tem a rádio bando, e ignore os caretas, arrivistas e bundões.
Rockabraço
.
* Fotos: arquivo pessoal de Fábio "Corvo" Terra
* Videos: Youtube O bando do Velho Jack
* Alex Batata foi vocalista do Bando do Velho Jack e veio a falecer faz alguns anos! Os vocais foram muito bem assumidos por Rodrigo Tozzette.
.
Assista o Bando, clicando na janelinha alí em debaixo:
.

.

Nenhum comentário: