Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A CENA ROCK DE JOINVILLE

Dae Galera!!!
Hoje, por motivos de correria maior, não consegui finalizar uma super entrevista que estará rolando na quinta feira que vem, porém a quinta de hoje não estará deixando nada a desejar! Hoje quero comentar sobre algo que sempre quiz, porém nunca tive a oportunidade e agora tenho! O movimento Rocker que a cidade de Joinville está vivendo atualmente.
Reparem o que rola na city e verão que existe muitas bandas, muitos espaços, muitas festas, muitos estúdios, muitas lojas de instrumentos musicais, muitos festivais, muitos programas, claro que tudo dentro da atual capacidade e estrutura de público aqui em Joinville!!!
Começo falando das bandas:
Ainda, infelizmente, existe as tais panelinhas que dias atraz em conversa com um produtor daqui de Joinville, chegamos a conclusão de que existe: A panelinha dos mauricinhos rockers, aqueles que são patrocinado por seus pais e nunca tiveram que realmente suar pra adquirir seus equipamentos, suas bandas, etc.. Basicamente esta panelinha vem de uma região da cidade ou pelo menos a raíz é formada por esta região!
Temos a panelinha alternativa, que faz de tudo pra ser diferente, porém sempre em mutação, nunca padronizado tanto em estílo quanto em musicalidade!
Temos aquela panelinha que não entende nada de Rock, porém sempre está no meio de tudo, querendo mostrar que sabe alguma coisa, mas no final tudo isso será abandonado e todos sabem disso, vide algumas bandas que de metal hoje são "Sertanejo Universitário" ou até atuais roqueirinhos que berram alguns AC/DC's e no dia seguinte vão rebolar o rabo num pagode!!!
Existe a panelinha dos Rockers, que sempre e SEMPRE lutaram independente de grana, de qualidade, de estílo ou de amostra, porém sempre estiveram alí e atualmente ainda estão, como por exemplo, Anderson, um dos organizadores do Magick Rock. O melhor de tudo é sabe sempre estarão lutando pelo rock!
Existe os punks, os metais, os músicos formados, os músicos autodidatas, etc!...
Agora, vamos juntar todas estas panelas e ver no que dá? Infelizmente, esta panelada está meio desunida, preconceito pra um lado, falta de grana pra outro, excesso de grana de um outro, falta de musicalidade de uns, falta de conhecimento de outros, excesso de oportunismo de uns, falta de criatividade de outros, enfim!!!..talvez falte linhas pra comentar o cenário da city, porém ele existe e está mais forte do que nunca!!!
A galera correndo atrás do barco e fazendo as coisas acontecer, como a rapaziada que não tinha opções este ano, e hoje em dia, tem muitas opções!
O programa Black Incal que já tem mais de 25 anos e é apresentado e produzido pelo grande brother Betão é o pai de todos!!! O cara que sempre ensinou o que é Rock n Roll pra cidade de Joinville ficou sozinho por durante muitos e muitos anos, até que na cabeça de uns moços que já defendiam o rock, apresentaram a Joinville o programa É Rock da rádio Udesc FM, assim como alguns gigantes festivais organizados por estes mesmos moços!
Durante alguns anos, Black Incon e É Rock! ficaram trabalhando juntos, porém como citei anteriormente, o cenário está crescente e as coisas estão acontecendo pra quem corre atrás até que o projeto "A HORA DO ROCK N ROLL" foi aprovado pela rádio União FM que traz então o terceiro programa de rock para Joinville! Produzido e apresentado pelo moço que vos digita, está muito bem aceito pela mídia radiofônica de Joinville e além disso, novidades na estrutura do programa, quem sabe em breve!
Foi então que uma turma montou uma reunião para apresentar um projeto e pedir uma força para o que hoje é a janela das bandas de Joinville e região, o "Garagem Joinville" também pela rádio União FM! Não percam as contas, de apenas 01 programas, até agora já são 04 ótimos programas, todos voltados ao Rock e praticamente todos parceiros!!!
Foi então que surge o atual ultimo programa que defende o Rock, o "Locomotiva Sonora" que rola na Rádio Nova Brasília!
Mas pra que tantas rádios, tantas bandas se não temos lugares pra tocar?.... A alguns anos atrás, várias pessoas lembram, mas com o fechamento da Casa do Rock, do Cais 90 e da Double Phase, ficamos sem nenhum lugar para ouvir um bom e velho Rock n Roll, com excessão do Taberna que mesclava uns pop rock com uns rock n roll, porém a galera acostumada com duas fortes casas de rock não se acostumou muito com a mescla do pop e considerou Joinville, uma cidade sem opções para o público Roqueiro!
De lá pra cá a crescente é notável, o Taberna abriu a Quinta Alternativa, dando espaço para as bandas locais e com uma sonoridade não tão comercial, abriu O Matches Bar que não durou muito pelas legislações da cidade, assim como o Old Bar. Algumas festas rolaram na chácara do Sr. Antônio Shulze, mais conhecido como Seu Shulze, lá perto do Aeroporto.
Vários acamparocks, como o Ummagumma I e o Ummagumma II no quirirí. A Abertura de um bar de Jazz que foi abraçado pelo rock, o tal do Liverpool. A Abertura do atual bar de rock da city, o Don Rock Pub. A Reestruturação do Âmbar Pub que, sob nova direção, vem com uma nova visão, indo até as Jam Sessions e encontro de rockers que rola na Irmandade Motor Rock.
A estruturação de escolas de música também ajudam e muito a qualidade das bandas e do cenário de Joinville, como por exemplo a Instituto de Guitarra AGT do meu amigo Neto Stenger, A Arte Maior, e alguns professores particulares como Marcos Mozer, mestre da guitarra!
A aposta comercial em novas lojas de instrumentos musicais como a Stage Music e a liderança do meu amigo Tony e do Sr. Aldo.
Enfim, a cena rock de Joinville está crescendo, visivel, de qualidade, porém ainda falta alguma coisa para se firmar e ser considerada um cenário nacionalmente reconhecido como Porto Alegre e Curitiba são!
O Que falta??? Olhe ao seu redor e faça acontecer como eu, minha banda, sua banda, Músicos e Empresários estão fazendo em pról disso que é mais do que um estilo musical, mas sim um estilo de vida: O TAL DO ROCK N ROLL!!!!

Muito Blá Blá Blá! Vamos ao róque de quinta que é Joinvilense e é bão demais!!!!

2 comentários:

Eduardo R. Schmitz disse...

Tenho que te mandar a materia que fiz sobre algumas coisas da cena rock em Joinville!


logo, logo to mandando

abraço

_ disse...

É isso ae Eduardo!!! Manda lá!!!

Abraços!!!