Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Que venha o Véio Chuck Berry!!!

Dae Cambadinha!!!!
Ontem eu ví uma entrevísta de um bóstinha que toca nessas bandas novas "EMO" e fiquei chocado com a juventude de hoje em dia!
O cara falou algo assim: bla bla bla, bla bla bla, bla bla blá! No meio desta entrevista ele falou que não existe mais Rock n Roll!!!
Poxa que paréw! Como assim, perguntei a mim mesmo?! Este alí, realmente não sabia o que falava!!!!
Na hora me veio uma frase de Celso Blues Boy que canta em uma de suas músicas: "Quem foi que falou, que acabou o Rock n Roll?!"
Enfim, desliguei o televisor, pois o Rock n Roll existe sim, assim como o cara que eu considero o seu criador!!! O Tal do Chuck Berry, com certeza!!!
E o melhor de tudo vai acontecer mês que vem aqui no Brasil: O Véio está devolta!!!!
Com shows marcados em São Paulo e Rio de Janeiro, Chuck Berry (o criador) mostra a muita guriada o que é o rock n roll de verdade!!!!
Lembro - me de um festival Magick Rock ao qual participei e vieram-me com muitas e muitas críticas sobre a banda Made In Brazil, principalmente por estarem véinhos! Ainda hoje tento entender o grau em que estas pessoas dão ao valor histórico e por estarem na frente das histórias Vivas!!!
Já imaginaram o quanto um Beatlemaníaco bancaria para ver os 04 garotos de Liverpool juntos nos dias de hoje???
Inovações são interessantes, porém um prédio sem sua estrutura logo desabará!!! E viva a velha guarda!!!
Chuck Berry tocará em Sampa no dia 13 de Maio e estamos estudando a possível possibilidade de lá estar para cobrir esta que possívelmente seria a última vinda do Véio Chuck Berry ao Brasil!!!
A última vez que o moço esteve por estas bandas foi em 2008 e sinceramente, deixou saudade!!
Até que enfim a saudade vai pro saco!!!!!
Abaixo, um resumo da biografia do verdadeiro Rei do Rock (desculpe os fãs de Elvis, mas esta é minha opinião, claro)


Chuck Berry
"O Pai do Rock"
Charles Edward Anderson Berry, mais conhecido como Chucky Berry, dispensa apresentações. Mas, para os desavisados, algumas informações podem ilustrar a importância deste guitarrista para a música mundial. Ícone que estabeleceu o rock como uma forma musical e uniu o mundo dos negros e brancos na música, influenciou Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton, que chegou a declarar que “se não fosse Chuck Berry, jamais teria pegado em uma guitarra”.

Sua maneira inconfundível de tocar imortalizou hits como: "Johnny B. Goode" (1958), "Roll Over Beethoven" (l956) e "Sweet Little Sixteen" (1958), que obrigatoriamente constam em seu set list para o delírio geral do público, que ainda aplaude sua performance particular no palco, com o músico gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Por essa razão, sua música atravessa gerações.

Chucky Berry

Charles Edward Anderson Berry é um dos precursores do rock and roll e um de seu maiores representantes. Ainda criança se iniciou na música, em corais evangélicos, levado pelo pai que era pastor protestante. Aos 14 anos teve seu primeiro contato com uma guitarra, pouco antes de passar uma temporada em um reformatório, por furto.
Ao ficar livre, Berry havia se desinteressado pela música e trabalhou alguns anos em uma fábrica de automóveis. Por pouco não se tornou cabeleireiro. Apenas em 1946 voltou a tocar. Em 1952 tocava profissionalmente em uma banda de estilo blues-country. À medida em que se destacava como atração principal dos palcos onde se apresentava, o nome do grupo foi mudado para Chuck Berry Combo. Participavam da banda Eddie Hardy (baterista) e Johnnie Johnson (o homenageado oficial da música Johnny B. Goode) e a quem Berry chamada de "o melhor pianista".
Em 1955 iniciou sua carreira na Chess Records em Chicago. Gravou (com Willie Dixon no piano) duas músicas: "Ida May" (mais tarde regravada como "Maybellene") e "Wee Wee Hours". O single chegou ao quinto lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Menos de um ano depois, Berry já vendia mais discos que todo o staff da gravadora. Misturando o country e o blues com narrativas sobre o cotidiano da juventude, o amor e carros velozes, estourou naquele mesmo ano com "Maybellene".
Em 1986 tornou-se um membro inaugural do Hall da Fama do rock and roll. Sua autobiografia foi publicada em 1988.

Chuck Berry, Johnny B.Goode e a sua histórica dança do Pato (Duck Walk)




Chuck Berry e seus seguidores: SRV e George Thorogood

Nenhum comentário: