Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lendas do Rock - Johnny B. Goode ou Johnnie Johnson

Dae Cambadinha, boa semana gelada a todos do sul do Brasil e uma boa semana tropical ao restante dos visitantes de todas as outras regiões deste país.
As lendas do rock de hoje, apresenta Johnny B. Goode ou melhor Johnnie Johnson.
Para muitos, Johnny B. Goode foi apenas uma história/lenda que aflorou na cabeça de Chuck Berry e por instinto da natureza, virou um dos maiores clássicos/hino do rock n roll mundial!
Johnnie Johnson foi um garotão precoce em frente ao piano. Aos 04 anos de idade já mostrara aos seus pais, qual era o seu talento! Blues, Jazz, Soul era o forte do garotão!
Na segunda guerra mundial, mudou-se para Chicago onde tocava em bares da região. Uma certa noite, não pode comparecer a sua apresentação e convidou um amigo, Chuck, para segurar as pontas com sua guitarra ritmica. Chuck foi de bom gosto e lá criava-se o pai do Rock n roll, Chuck Berry.
Johnnie Johnson e Chuck Berry eram amigos inseparáveis, praticamente irmãos e no inverno de 1955, Chuck Berry escrevera uma homenagem em forma de música para seu melhor amigo: Um som chamado Johnny B. Goode. Com o carimbo do sucesso nesta música, Chuck Berry ficou conhecido como um dos pais do Rock n Roll!!! Existem mais de 5000 filmes que carregam Johnny B. Goode como sua trilha sonora!
Em meados de 1972, Johnny B. Goode sentiu-se injustiçado pela porcentagem dos direitos autorais concebidos a ele, já que sua parceria com Chuck Berry estava em mais de 50% das músicas.
Johnny alegava que Berry estava aproveitando-se de seu problema com alcool para passar-lhe a perna!
Enfim, Johnny montou sua própria banda e tocou até o final da década de noventa quando decidiu pacificar a antiga amizade com Berry.
Johhny B. Goode voltava a acompanhar o velho Berry, novamente naquela empolgação que só o Rock n Roll levou a sua vida.
Irmãos se brigam, se batem, quase se matam, mas ao final das contas fazem as pazes e fica tudo na boa novamente.
Foi exatamente isso o que aconteceu!!! Johnnie Johnson não foi reconhecido como co-autor de sons como Roll over Bethoven por exemplo. Acompanhou seu amigo/irmão Chuck Berry até seu berço de morte.
Em 13 de abril de 2004 Johnnie B. Goode veio a padecer desta pra uma outra.
O Velho Berry, em declaração oficial demonstra sua gigante tristesa pela perda de um parceiro que foi fundamental para o que hoje chamamos de Rock n Roll!!! Sim, Johnnie Johnson fez parte deste movimento que defendemos a unhas e dentes até hoje, temos programa de rádio em seu nome e vivemos intensamente a filosofia apresentada aos nossos avós, pais e hoje para nós mesmos, o tal do Rock n Roll!!!
Deep down in Louisiana close to New Orleans ... Quer entender melhor o que Chuck Berry previa?... Mestres do Rock ou melhor, Lendas do Rock!!!! Abaixo a tradução da bagaça!!

Johnny B. Goode: Bem no sul da Louisiana, perto de Nova Orleans; Em meio a uma floresta entre árvores sempre verdes; Ficava uma velha cabana feita de terra e madeira; Onde vivia um caipira chamado Johnny B. Goode; Que nunca havia aprendido muito bem a ler ou escrever; Mas ele conseguia tocar uma guitarra como a campainha; Vamos Johnny vamos, Johnny B. Goode.

Ele costumava carregar sua guitarra no saco de pano; E sentava-se debaixo de uma árvore perto dos trilhos; Ah, um velho maquinista de trem sentado na sombra; Tocava acompanhando o ritmo que os motoristas faziam; Pessoas que passassem por perto iriam parar e dizer; Ah, mas esse rapaz poderia fazer uma apresentação; Vamos Johnny vamos, Johnny B. Goode.
Sua mãe disse a ele, um dia você será um homem; E você será o líder de uma antiga grande banda; Muitas pessoas virão de milhas de distância ao redor; Para ouví-lo tocar sua música quando o Sol se puser; Talvez um dia seu nome estará em letreiros luminosos; Dizendo Johnny B. Goode hoje à noite; Vamos Johnny vamos, Johnny B. Goode.
Jimmy Hendrix - Johnny B. Goode

.
Sex Pistols - Johnny B. Goode

.
Chuck Berry & Julian Lennon - Johnny B. Goode

.
Green Day - Johnny B. Goode

.
Judas Priest - Johnny B. Goode

.
Johnny B. Goode ou Johnnie Johnson - Honky Tonk Train Blues

2 comentários:

Unknown disse...

CARALHO VÉIO!!!!! POST DE PRIMEIRA MEU AMIGO!!! MUITO MASSA MESMO!! PARABENS!!!!! TA ARREPIANDO MAN!!! BOM GOSTO, CRIATIVIDADE E BOM HUMOR TUDO JUNTO!! SOU FÃ DO SEU TRABALHO MEU VELHO!!! KEEP ON BLUES!!!!! ABRAÇÃO JOE.

_ disse...

Cara...A admiração é recíproca!! Saibas que sou um dos maiores fãs do Headcutters no Brasil!!!

Acho que tú já sabe disso, né?..hehehe

Valeu grande Joe!!
Abração mestre!!!