Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Rock do Bêco - O Lendário Cais 90

Daee meninada!!! Tudo as pãmpa por aí?
Então....posso estar mordendo a língua com o comentário que farei (e que sempre faço por aí) mas é uma opinião pessoal: Quem não participou de no mínimo uma festa no Cais 90, não soube o que era diversão de verdade!!!
Um lugar sem pudores, poucas leis, alto astral, luz sempre baixa, uma decoração pubiana (provida dos pubs ingleses hehehe), excelentes artístas, bandas, discotecagens....enfim!!!
Quem viveu, viveu ....e infelizmente não viverá novamente!!
Mas como eu sempre digo, as pessoas vão mas as histórias ficam!!! E o Saudoso Cais 90 deixou cravada na Rua
Conde D'Eu, nº 90, uma história que pode ser vista por lá mesmo!!!
Hoje no lugar existe uma vidraçaria, porém no outro lado da rua, local do esquenta da galera, ainda resta algumas pixações, canivetadas nas árvores, pequenos rabiscos....enfim, alguns vandalísmos providos daquela época!!!
O Cais 90 que aportou importantes shows undergrounds em Joinville, também abriu seu palco para muitos artístas daqui se apresentarem pela primeira vez!!
Nos dias de semana que você apenas queria tomar uma cervejinha, lá estava o Sr. Ênio ouvindo um disco de vinil e aguardando o primeiro corajoso a subir no palco, plugar o violão e dar sua canja!!!..
De Os Depira a Karadura Blues Brothers, passando por Patrulha do Espaço, Made in Brazil, Velhas Virgens até a pouco conhecida "Cachorro Grande"...... Pois é...o Cais fez história e de vez enquando lembramos de todas as bagunças que lá fizemos!
Infelizmente, o clássico e porque não folclórico dono idealizador do Cais 90, Sr. Ênio Zulauf veio a falecer no dia 25 de dezembro de 2010, após lutas em pról a sua saúde!
Agora vocês me perguntam.....qual é o objetivo de lembrar do Cais justo hoje???
É que em Março do ano 2000, o Cais 90 abriria suas portas pela primeira vez, fazendo as noites Joinvilenses mais alegres e diferentes do que vivíamos naquela época!!!
E esta é a homenagem ao estimado CAIS 90, por toda a cultura que o lugar nos proporcionou por vários anos!!!!
Abaixo, encontrei uma matéria noticiada no Jornal A Notícia em março de 2001, onde daria uma ênfase bem legal ao primeiro ano do lendário lugar!!!
Leia na íntegra abaixo:

Cais 90 comemora 1 ano
com maratona musical

Joinville - Há um ano, as noites joinvilenses ficaram mais animadas, coloridas e, claro, musicais. Em março de 2000, nascia o bar Cais 90, espaço sóbrio e original, encravado no centro de Joinville, que acabou se tornando o point predileto dos amantes da música de qualidade - em especial, do bom e velho rock'n'roll. Para comemorar 12 meses de existência, a casa promove uma verdadeira maratona sonora que começa hoje e termina no sábado, além de anunciar novidades para os próximos meses.
No dia 16 de março do ano passado, o Cais 90 abria as portas no lugar mais inusitado possível: um galpão abandonado, às margens do mal cheiroso Cachoeira, que no início do século 20 era usado para estocar cargas que chegavam pelo rio. Transformar o local num ambiente agradável, onde as pessoas iriam para beber, conversar e ouvir música, se tornou um desafio para o paranaense Ênio Zulauf, que há dois anos largara a área de comércio exterior para se dedicar à noite, como dono de bar. O telhado e o piso foram substituídos, banheiro, bar e cozinha foram instalados e um pequeno palco foi erguido no canto do prédio. Mas o aspecto meio rude, com parte dos tijolos à mostra, foi mantido, à título de decoração.
Desde então, os mais variados estilos musicais passaram pela casa, do jazz ao hard rock, do soul à MPB, do pop ao blues. "Não dá para dizer que ganhamos rios de dinheiro, mas a marca Cais 90 foi fixada neste ano, o que era nosso objetivo", aponta Zulauf. Uma das atrações anunciadas para breve é a realização, em abril, do 1º Festival de Intérpretes de MPB, que visa revelar novos talentos. "Queremos recuperar a música popular brasileira, que ficou um pouco esquecida por causa do rock, que vai continuar", avisa o gerente, que pretende também colocar mais bandas locais para se apresentar no bar.
E são justamente músicos joinvilenses, adeptos da MPB, que abrem a semana de aniversário do Cais 90. Hoje, a banda Paratodos e o cantor e violonista Dentinho sobem ao palco da casa a partir das 23 horas. Amanhã, os shows iniciam à meia-noite, com The Soulution Soul Orchestra - grupo curitibano especializado em rock, blues e soul dos anos 50 e 60 - e o trio de pop rock Os Meninos, de Joinville. No sábado, o encerramento fica por conta de duas atrações vindas de Curitiba: Led Zeppelin Cover - uma das melhores do gênero no Sul do País - e Faichecleres, que faz sua estréia na cidade atacando o glorioso repertório dos Beatles. A noitada começa às 23 horas.


O quê: Aniversário de um ano do bar Cais 90. Quando: Hoje, amanhã e sábado, às 23h (na sexta, à meia-noite). Onde: Bar Cais 90, rua Conde D'Eu, 90, Joinville, tel.: (0xx47) 423-2058. Quanto: R$ 3,00, hoje, e R$ 5,00, amanhã e sábado, com consumação mínima.
(bom....naquela época, ainda não tinhamos tantas câmeras digitais, portanto não encontramos nenhum vídeo de bandas e/ou artístas se apresentando no Cais 90.
Acaso você tenha esta raridade e queira compartilhar aqui no brógue da hora, envie para o email jacson.doug@ig.com.br)

VALEUUU CAMBADA!!

3 comentários:

Xande disse...

Grande Dougão
Onde tu conseguiu essa foto da Little Joke?? Caramba! Isso é coisa pra mais de 12 anos. Opa, 12 anos?! Um bom ano pra se beber, hehehe. Abração

_ disse...

Daee Xandéco....
Então....existe vários sites antigos que normalmente não aparecem no google....aí é só fazer uma pesquisa um pouco mais avançada que a gente chega no resultado...heheheheh

Abração meu brother...e falou em beber, me convida ein?!...hehehehhe

DOUG

Anônimo disse...

Aí Xande essa última foto ñ é Little Joke é Banda Beko!!!!