Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Entrevistas da Hora: Joe Marhofer

Daeeew Rapaziada!!!
O ano está acabando e logo logo, estaremos dando um tempinho nas entrevistas da hora, ok? Semana que vem será a última entrevista para fechar com chave de ouro!!!! Mas seguindo a saga das excelentes entrevistas que montamos nas últimas semanas, hoje não ficará de fora o mago catarinense da gaita de boca!!! O nome do moço é Joe Marhofer, frontman de uma das maiores bandas de blues old school do Brasil e o melhor de tudo, são todos barriga verde!!!
Tive o previlégio de apresentar um amigo "Jamirson" ao Joe e através desta cruzada de amizades, também viramos grandes parceiros camaradas!!!
Joe pediu para que não contasse a ninguém, mas ganhei de presente do próprio um chaveiro de gaitinha de boca, ao qual está muito bem guardada junto ao kit de gaitas que utilizo na Black Huxley! Ele não imagina o quão valioso foi aquele presente pra mim, tanto em questão de reconhecimento e camaradagem, quanto em questão do próprio valor que um instrumento tem junto a sua alma musical!
Bom, como dito antes, Joe é frontman da banda The Headcutters que de vez enquando está tocando aqui em Joinville (até o fechamento do Liverpool, pelo menos uma vez ao mês) e esta é aquela banda que eu indico e recomendo a todos que ainda não viram e até aqueles que já viram!! É um show diferente a cada tocada!!! Resumindo, são mestres contemporâneos do Vintage Blues!!!
Bom..vamos parar de lenga lenga e vamos direto para a entrevista com o camaradissimo JOE MARHOFER!
ENTREVISTAS DA HORA COM JOE MARHOFER

AHRNR - Quem é Joe Marhofer se acaso não batesse de frente com a música? Fazia outra coisa profissionalmente, antes da música?
J.M. - Nossa pergunta difícil essa, já fiz de tudo um pouco nessa vida...vários tipos de emprego...mas tenho certeza de que se não fosse a musica eu estaria em alguma oficina mecânica ou pilotando um caminhão ou algo assim...Mas hoje em dia (sobre)vivo literalmente do somente do Blues!!!!!
.
AHRNR – A antiga banda On The Rocks, hoje em dia, The Headcutters surgiu onde, como e porque e existe alguma diferença entre uma e outra ou apenas a mudança de nome?
J.M. - Mudamos de nome pois quando fomos registrar já existia uma On The Rocks....aí então resolvemos mudar o nome....a diferença é que a banda está muito mais madura e acreditamos estar em nossa melhor fase...e sempre olhando pra frente para cada vez mais ter o reconhecimento do público.
.
AHRNR - Geralmente o Rock n Roll nacional não é tão reconhecido quanto o Rock n Roll gringo, pela dicção da lingua portuguesa! The Headcutters já compôs sons em português? Sim? Não? Porque?
J.M. - Já!!!!! Mas sinceramente não tivemos muito êxito nessa fase de nossa carreira....respeitamos muito quem compoe em português mas, além de não gostarmos tanto, para nos não deu certo...não soou como quando compomos em ingles...e por isso resolvemos apenas compor em ingles...até porque já vem naturalmente.
.
AHRNR - Quais as principais influências da banda? (Nacional ou internacional)
J.M. - Internacional total!!!!
Grandes mestres como Muddy Waters, Little Walter, Sonny boy I e II, Howlin Wolf, Big Walter horton, Jimmy Rogers....vishhh são tantos que ficaria muito extensa a lista aqui...
.
AHRNR - E Quais as Suas principais influências? (Particular,)
J.M. - A santíssima trindade do Blues de Chicago...
Little Walter, Big Walter e Sonny boy I e II....alem de Jr Wells, Geroge Smith, Sonny terry, Rick Estrin etc etc etc...
.
AHRNR - Qual é o nome do Disco, Artista e ano do disco que está ouvindo atualmente no repeat?
J.M. - (risos) Little Walter e Sonny Boy.
.
AHRNR – Participou de vários shows gigantes com artistas de renome nacional e internacional, como por exemplo Flávio Guimarães e o Blues Etílicos, Eddie Campbell, J.J. Jackson, Phill Guy entre muitos e muitos outros gigantes artistas. Como é a amizade de vocês com músicos old school do mundo? São reais camaradas ou apenas contatos profissionais?
J.M. - Sim, são sim!!!!! Camaradas demais...grandes mestres do Blues alem de gênios da musica são pessoas fantásticas...humildes e sempre prontos pra responder as perguntas que fazemos...fizemos amizades com vários deles...e alem disso conquistamos o respeito e admiração deles levando inclusive a Eddie C. Campbell enviar de presente uma guitarra pro Maca diretamente de Chicago...essa foi demais!!!!!!!! Além do aprendizado que isso é impagável!!!!!
.
AHRNR - Qual foi o show histórico para você até hoje e que não sai da cabeça de jeito nenhum?
J.M. - Com Billy Branch no antigo Bartok aqui em ITAJAÍ....vishhhhh esse foi demais...E tambem este ano no Sesc Pompéia em São Paulo, foram shows marcantes demais...
.
AHRNR - E qual é o show que seria um sonho para a banda que ainda não se realizou?
(Tocar com alguem famoso, ou em algum festival famoso, etc...)
J.M. - Tocar nos palcos do Festival de Chicago algum dia ou em qualquer “juke joint” do Delta do Mississippi seria um sonho realizado!!!!!!! Mas existem vários e vamos alcançar muitos...nao falta muito...
.
AHRNR – A influência Blueseira é fortíssima. No Brasil, apesar da cultura não ser tão valorizada quanto no exterior, existe alguma banda ao qual você tem influência? Qual?
J.M. - Igor Prado que além de um grande amigo é uma forte influencia pra nos....tambem o Grande Flavio Guimarães ...Carlos May, Dayvk Martins são todos caras do Brasil que nos influenciaram e influenciam até hoje....
.
AHRNR - Quem é o seu atual ídolo?????
J.M. - Little Walter!!!!!!!!!!
.
AHRNR - Se existe Blues e Rock n Roll Hoje em dia, é porque alguém existiu! Quem seria esse alguem na sua opinião??
J.M. - Muddy Waters.
.
AHRNR - Qual é a sua música preferida da The Headcutters e porque?
J.M. - Valley Flood....é uma musica que compomos influenciado pela enchente que atingiu a todos nos da banda fortemente no ano passado...
.
AHRNR – Joe Harmonicista, aprendeu o gosto do instrumento com que idade e sob influência de quem? Algum parentesco, algum artista em especial, independente, etc?
J.M. - Nada...nunca teve ninguém na minha vida com veia de musico...sei lá o que deu...o Blues me escolheu....um dia encontrei uma gaita chinesa nas coisas do meu irmão e aí minha vida mudou...
.
AHRNR – Comente a situação mais hilária que já passou, rodando o Brasil e tocando Blues.
J.M. - Cara!!! Essa é impossível responder....cada show é uma história de figuragem....é só tu ficar 10 minutos com o Catuto que vc vai entender o porque!! hehehe
.
AHRNR - O que acha da atual cena Rock/Blues/Alternativa Nacional?
J.M. - Cara....da de Blues até posso falar....e acho que está legal mas é muito difícil...nao ta fácil tocar blues, e não é somente aqui no Brasil isso....tem que ralar muito pra se conseguir espaço...mas isso é o que nos motiva a correr cada vez mais atrás do Blues!!!
.
AHRNR - E a agenda da banda até o final do ano, como está? (se quizer deixar a agenda, fique a vontade)
J.M. - 07/11 - LIVERPOOL PUB - JOINVILLE.
14/11 - CAFÉ CULTURA (mercado público) - ITAJAÍ.
18/11 - MOINHO DA ESTAÇÃO BLUES FESTIVAL - CAXIAS DO SUL.
19/11 - MOINHO DA ESTAÇÃO BLUES FESTIVAL - CAXIAS DO SUL.
20/11 - MOINHO DA ESTAÇÃO BLUES FESTIVAL - CAXIAS DO SUL.
21/11 - MOINHO DA ESTAÇÃO BLUES FESTIVAL - CAXIAS DO SUL.
27/11 - PONTO DE VISTA BAR - FLORIPA.
28/11 - RANCHO AROMÁTICOS - SÃO LUDGERO.DEZEMBRO
09/12 - PONTO DE VISTA BAR *COMEMORAÇÃO 20 ANOS DO BAR - FLORIPA.
11/12 - LIVERPOOL PUB - JOINVILLE.
12/12 - BIG PUB - ITAJAÍ.
18/12 - PONTO DE VISTA BAR - FLORIPA.
19/12 - CAFÉ CULTURA (mercado público) - ITAJAÍ.
.

AHRNR – Considerações Finais (fique a vontade para xingar, criticar, agradecer ou qualquer outra coisa)
J.M. - Cara!! Muito obrigado pelo espaço aqui, foi demais mesmo participar!!!!!!...queria te dar os parabéns pelo blogue e pelo programa....é isso ae man!! E um recado pra todos os rockeiros blueseiros e afins: Bebam sempre da fonte do Blues!!!! É somente ele que irá lhe dar bons frutos...pensem nisso e ouçam Blues...seu rock irá melhorar e muuuuiiiito!!!!! Abração!

E então rapaziada!!! Este foi Joe Marhofer, um cara que deveria ser muito mais reconhecido em Santa Catarina assim como sua banda!!! Não que eles não sejam reconhecidos, mas como o poeta sempre diz: "Santo de Casa Não faz Milagres", deveriam ser mais bem visto pela imprensa catarinense enquanto é tempo!...Logo logo esses caras vão pra fora e tenho quase certeza de que não voltarão tão cedo!!!!
Obs 01 - Os shows que aconteceriam no Liverpool não mais acontecerão pelo fechamento da casa!
Obs 02 - Fotos do arquivo da banda e de Marcos Moreira
Obs 03 - Joe Marhofer é endorser da Bends Harmônicas e para conhecer melhor todo o trabalho da Bends, entre no site http://www.bends.com.br/

Fique impressionado com a fidelidade vintage da banda The Headcutters em ação!!!

.

.

.

2 comentários:

wagner disse...

Porra, esse é brother, inclusive já trampou aqui onde trabalho...baita "faxa", baita blueseiro, baita soprador de gaita e de fumaça.

Vida longa aos Cortadores de Cabeça.

_ disse...

Falou tudo Wagner!!! Esse é brother!!!