Todos os finais de semana, aqui no brógue da hora!!!

.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Logotipos do Rock!!!

Logotipo da banda The Allman Brothers Band
.
Dae Rapaziada,
Esta semana, estava fazendo uma pesquisa virtual, principalmente pra desenferrujar alguns dotes marketeiros, pois como muitos sabem, além de formado em Marketing, a banda Black Huxley ainda trabalha para a possível modificação e solidificação da Logotipo da troupe!
Foi então que lí em um artígo no site whiplash, que comentava sobre as logos mais famosas, como a tipologia utilizada naquela época!!!
Temos que levar em consideração alguns fatores, mas destaco dois em especial!!! As logos que serão apresentadas a seguir foram feitas numa época em que não existia computador, muito menos photoshop ou corel Draw!!!..Realmente foram obras de artes criadas e mantidas!!!
A outra consideração é a massiça visualização, o que fez com que a logo (mesmo muitas vezes ridículas vista ao olho de um ser humano normal) é reconhecida em qualquer lugar no mundo!!! Por exemplo a famosa língua de fora, logotipo dos Rolling Stones desde a década de 70, estampada e apresentada ao mundo na capa do disco Sticky Fingers. O que a banda, e a palavra Rolling Stones tem haver com uma boca preenchida com excesso de baton e uma língua de fora??..É disso que estou falando!!! Da forma criativa, abusiva e nunca pensando em terceiros que cria-se genialidades!!!...A pior arte é aquela que é montada!!! Aquela arte que é feita pensando nos outros!!! Resumindo, a arte que não possui feeling ou talvez Alma!!!!
Então abaixo o texto que lí e apenas confirmou tudo o que já pensava e resumiu tudo o que até então pesquisava nas tais das Internétes da vida!!!...
Isso mesmo!! A internet tirou 50% da criatividade artística dos possíveis artístas!!!..Enquanto isso, vamo que vamo!!!!
Logotipo da banda The Rolling Stones
.
Leia o texto abaixo, tirado do blog Faz Caber
Quando eu e alguns amigos resolvemos formar uma banda de rock, na minha já longínqua adolescência, fui correndo para casa não para pegar a guitarra e começar a praticar. Eu queria, na verdade, era desenvolver o logo do grupo (talvez um claro indício de onde estava minha real aptidão artística). Achava íncrivel o poder de reconhecimento que o um bom logotipo tinha para determinadas bandas. A garotada se orgulhava em ostentar camisetas e patchs com o nome de seu conjunto preferido, que sempre eram desenhados em tipos estilizados. Queria isso pra minha também.
Mas o tempo passou, assim como as minhas aspirações em ser músico, e os logotipos para bandas caíram em desuso. A partir de meados dos anos 80 as novas bandas queriam justamente o contrário: não apriosionar seu nome a uma marca. O golpe de misericórdia foi o advento do CD que mudou a forma de conceber o design capas de álbuns (um belo logotipo num bolachão de vinil era um elemento que ajudava ainda mais a se destacar dos demais). Desde então a liberdade poderia correr solta não só nas músicas mas também nas concepções gráficas dos grupos. Excetuando o pessoal do heavy metal, sempre fiéis a tradição, o uso do logotipo para bandas quase desapareceu.
Vamos relembrar alguns dos logotipos mais marcantes da história da música. Alguns chegaram a virar fontes e outros até entraram na categoria de ícones modernosos, mas dúvido que alguém não reconheça pelo menos um deles.

Logotipo da banda Kiss
.
Logotipo da banda Thin Lizzy
.
Logotipo da banda Ratos de Porão
.
Logotipo da banda Sex Pistols
.
Logotipo da banda The Who
.
Logotipo da banda AC/DC
.
Logotipo da banda Scorpions
.
Logotipo da banda The Beatles
.Logotipo da banda Iron Maiden
.
Logotipo da banda The Cramps
.
Logotipo da banda Led Zeppelin
.

E então rapaziada....concordam comigo que hoje em dia falta criatividade na cabeça dos artístas??? Não digo todos, mas uma gigante parte!!...
Minha opinião entra tranquilamente demonstrada nessa montagem em vídeo que podemos conferir abaixo!! O vídeo utiliza as mais famosas capas de discos do mundo Pop/Rock. Olhando capa por capa, vemos que realmente aquela vontade de fazer arte está no seu limite extremo nos dias de hoje
Curtam o vídeo abaixo pois é genial!!!!



Nenhum comentário: